CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Basílica Santuário recebe imagem de Nossa Senhora das Graças

A visita faz parte da preparação para o Círio de Icoaraci neste domingo (24)

Eduardo Rocha
fonte

A visita da imagem de Nossa Senhora das Graças, padroeira do Distrito de Icoaraci, foi conduzida em visita oficial à Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré na noite desta terça-feira (19). O evento, reunindo padres e devotos, integrou a programação de peregrinações em preparação ao Círio de Icoaraci, que acontecerá no próximo domingo (24).

A imagem de Nossa Senhora das Graças chegou a Basílica Santuário por volta das 18 horas, trazida do distrito por uma comitiva de religiosos e fiéis em carros. Em seguida, a imagem foi colocada no altar-mor do templo. Foi, então, celebrada missa na presença de icoaracienses e público dos bairros de Belém.

Coube ao conego Sílvio Trindade, ao lado do pároco de São João Batista e Nossa Senhora das Graças, padre Agostinho Cruz, e o padre Antônio de Pádua, presidir a cerimônia religiosa. "Celebramos hoje a nona romaria de Nossa Senhora das Graças, dos icoaracienses, à Basílica Santuário de Nazaré. Hoje, quando celebramos os Santos Mártires (São Gonzales, Afonso e João), nós queremos com a presença de Maria testemunhar a alegria, a vida sempres dá mais para Jesus Cristo por meio da igreja; então, que a  nossa festa no próximo domingo seja um tempo de graça e de paz; estar na casa da Mãe de Jesus, na Basílica Santuário para nós é sempre um motivo de muita alegria e, ao mesmo tempo, divulgar o Círio", afirmou o cônego Sílvio.

image Legenda (Cristino Martins / O Liberal)

História - Ao final da missa, o padre Agostinho Cruz, de Icoaraci, sintetizou a história do Círio de Icoaraci e, também, convidou os fiéis dos bairros de Belém a participarem da demonstração de fé no dia 24. Como relatou padre Agostinho, em 1948,  Belém havia voltado a ser uma cidade pacata, após os fatos da II Guerra Mundial, inclusive, com o funcionamento de bases norte-americanas na capital paraense. E um fato extraordinário se deu na casa da senhora Zenóbia Castro, na avenida Conselheiro Furtado, onde hoje funciona uma capela dedicada à santa padroeira de Icoaraci.

Dona Zenóbia constatou que um quadro de Nossa Senhora das Graças que tinha em casa estava molhado no rosto da santa, como se fossem lágrimas ou chuva. Primeiramente, pensou se tratar de uma goteira; revirou o quadro e nada encontrou. As lágrimas continuaram a verter da estampa, como disse padre Agostinho. O fato rapidamente se propagou pela redondeza, atraindo pessoas de outas cidades e também do Distrito de Icoaraci, que na época chamava-se Vila de São João de Pinheiro.

"Pessoas vinham de Icoaraci, de trem e de ônibus, desciam na Praça Brasil e faziam uma caminhada até a Conselheiro Furtado. Então, em 1952, o pároco da época e mais os fiéis decidiram fazer a primeira procissão em Icoaraci", pontuou padre Agostinho Cruz. Neste domingo, ocorrerá o 67º Círio de Nossa Senhora das Graças, em Icoaraci.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM