CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Banho de São João, este ano, é até para atrair emprego

Segundo as erveiras, qualquer coisa boa pode ser atraída com os banhos, do amor ao dinheiro. Basta ter fé

Victor Furtado
fonte

O banho cheiroso é uma das tradições do folclore junino. Antes, o propósito era quase sempre atrair um amor pra vida inteira e espantar energias negativas. Agora, o que os clientes das erveiras do Ver-o-Peso — um dos mais tradicionais lugares para conseguir o preparado perfumado em Belém — mais pedem é emprego. Consequência de uma crise econômica prolongada, que faz a população se agarrar até às mandingas populares.

Justamente por essa dificuldade, as erveiras do complexo do Ver-o-Peso estão aliviando no preço dos banhos. Diferente de quase tudo que se compra hoje em dia, ao menos essa tradição das festividades de São João não foi inimiga do orçamento alheio. Também é possível negociar com as erveiras e conseguir preços melhores por doses menores.

A partir de R$ 10, é possível comprar uma garrafa de meio litro do preparado cheiroso, que pode ter até 20 ervas diferentes. A receita varia entre cada erveira, mas geralmente dá para três pessoas. Quem preferir fazer em casa, por R$ 10, pode levar um maço com uma variedade de ervas consideradas poderosas. Muitas com nomes curiosos, recitados em lista pelas erveiras quando se pergunta sobre a receita dos banhos.

"Alecrim d'Angola, pau d'Angola, chama, manjerona, catinga de mulata, patchouli, manjericão, priprioca, canela, trevo de São João, cumaru, chora nos meus pés, chegta-te-a-mim, busca longe, vai e volta, pataquê... todas as ervas cheirosas. Ervas positivas e que Deus deixou", diz a erveira Patrícia Rego.

Certo mesmo é tomar o banho no Dia de São João, que é 24 de junho. Mas como o santo não tem regras tão rigorosas, dá para tomar depois. "O importante é a fé. Quem tomar e acreditar, poderá conseguir emprego, amor, saúde...", ressalta Patrícia Rego. Ela orienta que basta acreditar e passar os perfumes místicos ancestrais após o banho comum, com água da Cosanpa (ou de poço) e sabonete. Dá para tomar até dia 30 deste mês.

Chegando ao Ver-o-Peso nessa época, os perfumes podem ser sentidos de longe. Algumas das erveiras preparam uma bacia com o banho e dão uma amostra grátis, mesmo que o cliente não compre nada. Quem tiver um pouquinho a mais na carteira ou na conta bancária, consegue uma série de outros produtos perfumados de São João, místicos ou não.

Beth Cheirosinha, uma das mais tradicionais erveiras do Ver-o-Peso, diz que a procura pelo banho cheiroso começou no domingo (23). E a procura tem sido intensa, inclusive de turistas. "O banho atrai a sorte, a felicidade e a saúde, em primeiro lugar. Dá para usar depois um atrativo para o amor, para quem está carente, claro. Mas chama emprego, dinheiro, afasta energias negativas... tudo de bom", comenta.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM