Férias são fundamentais para o desenvolvimento infantil. Aproveite com a criançada.

Especialistas dizem que curtir o descanso da escola e aproveitar bem as brincadeiras só traz benefícios

Cleide Magalhães
fonte

O périodo das férias escolares é um dos momentos mais esperados do ano pela criançada. É o tempo em que elas podem aproveitar mais o tempo para curtir, relaxar e brincar. Não à toa um estudo realizado pela Academia Norte Americana de Pediatria mostra que as férias são fundamentais para o desenvolvimento dos pequenos, tanto no ambiente escolar, quanto no convívio social. Segundo a entidade, é através das brincadeiras que a criança absorve mais informações. As férias ajudam o cérebro da criança a formar conteúdo.

Nesse sentido, a professora Karine Hamad Vieira, mestre em teoria e pesquisa do comportamento, reforça que o tempo de folga nos estudos deve ser bem aproveitado pelas famílias. “Essa hora da brincadeira vai ajudar a desenvolver a noção da criança do seu espaço, do seu corpo. Assim também como a capacidade de solucionar problemas no dia a dia, de criar, imaginar, construir sua autonomia e outras habilidades essenciais para o desenvolvimento cognitivo saudável”, afirma a especialista.

É um período que requer atenção dos adultos, que podem aprender muito sobre o comportamento dos pequenos. “Nas férias os adultos podem analisar os comportamentos das crianças, já que vão ter acesso às emoções delas: frustração, alegria tristeza, como pode ajudar o próximo, a autonomia e a independência”.

Ele destaca que a autonomia é fundamental para a criança começar a construir e perceber a realidade de forma que ela consiga fazê-la sozinha, com exemplos até simples, como amarrar os sapatos, ajeitar a cama, pentear o cabelo e outras coisas. “O crescimento é responsável pela construção da autonomia para executar as atividades do cotidiano e serem pessoas menos dependentes na infância e no futuro. O brincar ajuda nisso também”, enfatiza Vieira, que é docente na Universidade da Amazônia.  

Para ajudar nisso, é relevante que haja também espaços em que as crianças possam brincar inclusive com outras crianças. “É por meio desse momento que o desenvolvimento social cognitivo ocorre, porque as crianças sempre buscam brincar com outras crianças”.

Nesse aspecto, os pais podem ser mediadores e orientadores de possíveis conflitos, mas sem interferir demais. “Os pais podem observar e ver quais emoções vão emergir daquele momento do brincar, porque é um momento lúdico, a partir do qual a criança se expressa”, orienta Karine Hamad Vieira.

As férias são momentos que também propiciam o estreitamento dos laços familiares. “Os pais também podem programar alguns momentos das férias com a criançada. As férias ajudam em muitos aspectos na transformação social da criança, dos pais e da família como um todo”, inclui.

A professora lembra que não devem existir regras para as brincadeiras dos pequenos e pequenas. “A criança é muito criativa e a brincadeira vai surgindo na medida em que elas vão interagindo. Então, fluir a criatividade é tão importante quanto brincar e a brincadeira não precisa ser específica, mas criada pelas pessoas envolvidas no momento.”

Porém, além das brincadeiras espontâneas, há algumas outras formas de ocupar as crianças nas férias, como atividades que envolvam a arte e a cultura, passeios a lugares amplos públicos ou não e também viagens. “Os pais podem colocar atividades lúdicas, como de música, dança, arte, desenho, pintura, leitura, contação de história e arte em geral. Isso é muito importante para a construção cognitiva e emocional também. Além de buscar outras alternativas, como os espaços públicos ou provados abertos, nos quais as crianças possam fazer piquenique, correr e ver a natureza, para ajudar nessa interação. Viajar para outros lugares. Tudo isso é importante para a criança perceber que ela tem esse momento de pausa. Essas ações ficam registradas na memória e para toda a vida da criança e ajudam a transformá-la.”  

Em todos esses momentos, a companhia dos pais e/ou adultos são importantes. Mas, como muitos deles não estão de férias ao mesmo tempo que as crianças, a mestre em teoria e pesquisa do comportamento enfatiza que é preciso estar junto pelo menos nos finais de semana. “Tem que haver um planejamento, pois é boa a participação do adulto. Os pais podem tirar alguns momentos dos finais de semana para estarem mais perto dos filhos para fazerem algo diferente para saírem da rotina e aproveitarem mais as férias”, finaliza a psicóloga. 

Confira algumas atividades e espaços públicos em Belém também voltadas às férias:

- "Belém em Canto e Luz"

O evento "Belém em Canto e Luz" apresenta artistas paraenses, incluindo cantores, instrumentistas, atores, dançarinos e escritores, e atrações diversas. Na programação haverá também praça de alimentação e feira de artesanato com produtos natalinos. A programação acontece às 19h, na sede da Fumbel, na arena do Memorial dos Povos, nos dias 7, 8, 13, 14, 15, 20, 21 e 22 de dezembro. Toda a programação tem entrada gratuita. Para ter acesso à programação, clique aqui 

- Biblioteca Pública Avertano Rocha

Palestras de educação ambiental, apresentações natalinas, contação de história, oficinas de cartão e enfeites natalinos, exposições e outras atividades fazem parte da programação educativa da Biblioteca Pública Avertano Rocha, no distrito de Icoaraci, para o mês de dezembro. Toda programação é gratuita e começou no dia 6, a partir das 9h da manhã. Para mais informações, clique aqui

- Museu Goeldi

Os visitantes do Museu Paraense Emílio Goeldi podem desfrutar de uma série de atividades: há três exposições na Rocinha, além de exposição das baleias no Aquário. O Parque Zoobotãnico funciona de terça a domingo, das 9h às 17h. Haverá roda aberta de danças circulares, realizada sempre no quarto domingo do mês e, em dezembro, cai dia 28. O Museu fica na avenida Governador Magalhães Barata, no bairro de Nazaré, em Belém.

- Parque do Utinga

Uma das 26 Unidades de Conservação estaduais, o Parque Estadual do Utinga dispõe de atividades de ecoturismo e turismo de aventura, como a caminhada, passeio de bicicleta, trilhas, rapel, boia cross, tirolesa e arvorismo. Fica na Av. João Paulo II, no bairro do Utinga, em Belém. Informações e inscrições pelo WhatsApp: 984130915/981928753/983044898.

- Mangal das Garças

10h/16h – Momento Soltura das Borboletas no Borboletário
11h/15h/17h30 – Momento Alimentação das Garças no Recanto da Curva.

A entrada no Parque é gratuita. Para visitar os espaços monitorados é necessário adquirir ingresso por R$ 5 cada espaço. Fica na Rua Carneiro da Rocha, na Cidade Velha, em Belém.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM