Arraial de Nazaré começará a funcionar no dia 27 deste mês

Brinquedos e produtos variados são atrações

Eduardo Rocha

O Arraial de Nazaré funcionará a partir do dia 27 deste mês de setembro, como parte da programação do Círio de Nazaré 2019. Ainda nesta quarta-feira (19) à tarde, dirigentes da Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) reuniram-se com permissionários do Arraial acertando os detalhes para o funcionamento do conjunto de espaços para comercialização de comidas típicas, artesanato, confecções, lembranças do Círio e brinquedos para crianças e adultos. A reunião ocorreu na Casa de Plácido, no Centro Social de Nazaré (CSN) e foi coordenada pelos diretores de Arraial e Arrecadação da DFN, Alexandre Chaves e Roberto Souza.

O diretor Alexandre Chaves informou que foram repassadas as orientações gerais aos permissionários sobre segurança, normas e procedimentos, aspectos financeiros, para que possam tirar dúvidas antes do funcionamento do Arraial. São 85 permissionários que atuarão no Arraial de Nazaré este ano, ou seja, 85 espaços envolvendo desde vendedores ambulantes até os estandes de alimentação com 10 a 15 pessoas atuando no local.

O público encontrará no Arraial setores com alimentação, artigos religiosos, de confecções, bijuterias, eletrônicos, alimentação regional, alimentação de comida rápida e um parque de diversões, o Ita Center Park, com 21 brinquedos, entre os quais o giratório Disco e uma gigantesca roda gigante. "O Arraial vai funcionar de 27 de setembro a 24 de novembro. Sempre funcionando das 16 às 22 horas", declarou Alexandre Chaves.

Zelo - No Arraial, a Diretoria da Festa coloca em prática o projeto EcoCírio, com foco em orientação aos permissionários sobre a manipulação os resíduos, ou seja, separar os itens recicláveis. Em sintonia com esse projeto se tem o EcoCelpa, no qual as pessoas podem entregar resíduos em espaços específicos na Praça Santuário e ganham descontos no valor da mensalidade de consumo de energia elétrica.

Desde 2018, um esquema de segurança particular é implementado na área do Arraial. Haverá, este ano, uma empresa só para limpeza do local. Uma palestra de técnicos da Divisão de Vigilância Sanitária (Devisa) aos manipuladores de alimentos do Arraial será proferida em 25 deste mês, às 16 horas, na Casa de Plácido. Nesse dia, ao final da palestra, os manipuladores de almentos receberão carteiras específicas da função. Cerca de 2 milhões de pessoas sao previstas para visitar o Arraial a partir da visitação à imagem original de Nosa Senhora de Nazaré na Basílica Santuário e imagem peregrina na Praça Santuário. Em 2020, o Arraial deverá ter quatro setores centrais no espaço perto da Basílica: artigos religiosos; artesanato; roupas, acessórios e serviços; alimentação.

"Eu trabalho no Arraial há 20 anos vendendo pipoca e eu gosto muito de trabalhar aqui junto das pessoas", declarou Rosemary Rodrigues, moradora do bairro do Umarizal. Nazareno Silva trabalhará pela segunda vez no Arraial. Ele é um dos quatro funcionários da vendedora de pizza Fernanda Oliveira. "Essa será minha quarta vez no Arraial; aqui é muito trabalho mas o retorno é bom e a gente participa da festa", destacou Fernanda.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM