CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Apenas 54,6% iniciaram atividades pelo programa Mais Médicos em todo Brasil

Homologação encerra sexta e só 4.649 se apresentaram. Pará tem ainda 24 vagas abertas

Cleide Magalhães
fonte

Até agora, apenas 4.649 médicos médicos com registro (CRM) no País já compareceram ou iniciaram as atividades nas localidades brasileiras escolhidas por eles no edital do programa Mais Médicos - em substituição à saída de médicos cubanos. O balanço do  Ministério da Saúde foi divulgado às 17h desta terça-feira (11). Em todo o Brasil, essa adesão corresponde a apenas 54.6% nas necessidades atuais de preenchimento da nova chamada.  

No Pará, são 24 vagas ainda abertas para os municípios de Cumaru do Norte, Distrito Indígena (Dsei) Guamá-Tocantins, Dsei Tapajós, Gurupá, Pacajá, São Sebastião da Boa Vista e Terra Santa. Ao todo,  524 vagas foram abertas no Estado.

Segundo o MS, os profissionais têm até esta sexta-feira (14) para que se apresentem nos municípios selecionados. O começo da atuação deve ser estabelecido pelos gestores locais.

BALANÇO

O Programa Mais Médicos recebeu 36.490 inscrições, preenchendo 98,7% (8.411 profissionais alocados) das 8.517 vagas disponibilizadas do edital vigente. Até o momento, estão abertas para as próximas etapas 106 vagas em 29 localidades.

Segundo o Ministério da Saúde, no dia 17 de dezembro será feito um balanço das vagas disponíveis - o que soma as desistências e as aquelas que não tiveram procura. "Então, os profissionais com registro no país (CRM) terão nova chance para se inscrever no programa e escolher os municípios disponíveis nos dias 18 e 19 de dezembro", destaca o ministério.

SOBRAS

Até da última segunda (10), o Ministério da Saúde apontava que, no Estado do Pará, sete dos 122 municípios (além dos quatro Dseis) que tiveram vagas disponibilizadas no edital da primeira etapa de seleção do Mais Médicos não tiveram 24 das 524 disponíveis ocupadas.

Não houve interessados para Cumaru do Norte, que ofertava três vagas e somente uma foi preenchida; para o Dsei Guamá-Tocantins, que contava com nove vagas e uma foi escolhida, e para o Dsei Tapajós, com seis disponíveis e apenas uma preenchida.

Além deles, Gurupá teve uma vaga selecionada para três ofertadas; Pacajá contava com sete vagas e preencheu cinco; São Sebastião da Boa Vista ocupou somente uma das cinco vagas. Terra Santa, que oferta uma vaga, ainda não foi escolhida por nenhum dos médicos do programa.

SEGUNDO EDITAL

Na segunda (10), o MS publicou o edital para a segunda etapa de seleção de profissionais para o programa. Desta vez, seleciona médicos com CRM no Brasil ou formados no exterior, mesmo sem revalidar o diploma. Até 17h desta terça-feira (11), o Ministério da Saúde somava 2.277 profissionais formados no exterior que iniciaram as inscrições à validação do Programa Mais Médicos.

Segundo o MS, esse processo não precisa ser complementado no mesmo dia. "O médico que iniciar o processo tem até 24 horas para finalizar o envio da documentação para validação da inscrição".

O MS ressaltou ainda que os profissionais formados no exterior tem entre  11 e 14 de dezembro para entrarem no sistema e, assim, estarem aptos para a validação da vaga.

CUBANOS

No Pará, de acordo com a Coordenação da Comissão Estadual do Programa Mais Médicos, o Programa no Estado conta com 68% de médicos cubanos - isto é, 537 do total de 790 médicos.

O Mais Médicos está presente nos quatro Dseis, onde 99,9% dos médicos são cubanos. Além disso, eles atuam em 122 dos 144 municípios no Estado - entre eles todos os 16 municípios da Ilha do Marajó.

Dos 122 municípios, em 69 há somente médicos cubanos. Um exemplo é Melgaço, no Marajó, que conta com o pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil. Lá, todos os seis médicos são cubanos.

 

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM