CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Alunos da rede municipal recebem segunda remessa de kits da merenda escolar

Iniciativa visa manter os alunos com alimentação adequada no período de resguardo

Tainá Cavalcante
fonte

A Prefeitura de Belém começou nesta quinta-feira (02) a entrega da segunda remessa dos kits de merenda escolar para alunos da rede municipal de ensino. De acordo com o órgão, todos os 72 mil alunos da rede estão recebendo novamente a alimentação, que deve supri-los por mais 15 dias, período em que as aulas continuarão suspensas como medida para conter a propagação do novo coronavírus, que causa a covid-19. Veja:

 

A entrega é feita por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec) e segue até a próxima quinta-feira (09). Nesta quinta (02), a distribuição é feita em 41 escolas dos bairros da Pedreira, Sacramenta, Telégrafo, Aurá e Castanheira.

 

 

 

 

 

Amanhã (03) será a vez das escolas de Mosqueiro, Benguí, Pratinha e Tapanã. No dia 06, haverá entrega em Icoaraci, Coqueiro, Marambaia, Marco e Souza. No dia 07, as entregas serão nas escolas do Jurunas, São Brás, Guamá e Terra Firme. No dia 08, os kits serão entregues em Outeiro, Tenoné, Ilhas de Caratateua e Combú. O dia 09 ficará reservado para os faltosos ou algum tipo de eventualidade.

Santana do Aurá


Uma das primeiras unidades a receber os kits foi a Escola Municipal Santana do Aurá. Situada em uma zona de extrema vulnerabilidade, a instituição atende 172 alunos da educação infantil até o quinto ano. Mais de 90% dos pais dos estudantes trabalham com coletiva seletiva do lixo e, por isso, dependem fundamentalmente da alimentação oferecida pela escola para manter a saúde dos filhos.

image (Thiago Gomes / O Liberal)

 

De acordo com a diretora da unidade, Maria do Perpétuo Socorro, todos os 172 alunos estão recebendo a segunda remessa de kits. "Os pais ficaram muito preocupados quando avisamos da suspensão das aulas, porque não sabiam como iriam alimentar os filhos sem essa merenda, já que nós damos duas merendas por dia para os nossos estudantes. Aqui é uma área de risco e de carência muito grande, extrema pobreza, então quando ficaram sabendo que ainda receberiam o alimento, a felicidade foi muito grande", afirma.

image Diretora da Escola Municipal Santana do Aurá, Maria do Perpétuo Socorro (Thiago Gomes / O Liberal)

Outra preocupação da escola, segundo a diretora, é manter o desempenho escolar desses alunos. "Por isso, estamos entregando kits de atividades, como a própria Semec orienta, e eles também tem pelo site da Prefeitura atividades disponíveis para realizarem em casa".

Os responsáveis dos estudantes que aguardavam no local ficavam separados por cadeiras que respeitavam a distância de um metro de uma para a outra. Eles só entravam no local conforme o número de assentos disponíveis, evitando aglomeração. A doméstica Elisângela dos Santos tem um filho matriculado na Santana do Aurá e garante que os kits são fundamentais para esse período.

"Se a gente não estivesse recebendo essa ajuda, eu não sei como seria. Ia ser muito difícil. Mesmo trabalhando a gente já passa por dificuldades, imagina com salário reduzido e sem ter como comprar comida? Seria muito complicado", explica.

image Elisângela dos Santos, mãe de um aluno matriculado na instituição (Thiago Gomes / O Liberal)

Com cinco filhos matriculados na instituição, Cilene Sodré admite que não sabe como faria sem os kits de alimentação entregues pelo poder público. "Com todo esse problema, tá muito difícil trabalhar, então como eu ia colocar comida em casa? Se a gente não recebesse essa alimentação, ia passar dificuldade", diz.

image Mãe de cinco alunos, Cilene Sodré agradece a iniciativa (Thiago Gomes / O Liberal)

Diretora de Educação da Semec, Ana Célia Carvalho avalia o primeiro dia de entrega com satisfação. De acordo com ela, "estamos conseguindo cumprir o nosso papel de serviço público, porque se a alimentação que estava na escola era dos alunos, ela precisava ser entregue a eles e é isso que estamos fazendo, para que eles possam dividir com suas famílias, pois temos ciência de que muitas vezes esse é o único alimento deles". A diretora também aproveita para reforçar que que tão importante quanto os kits da merenda escolar, são os kits pedagógicos que estão sendo entregues aos alunos. "É preciso lembrar disso, porque não queremos perder esse ano letivo. Estamos muito preocupados com a educação de cada um, então os pais precisam nos ajudar para que, quando toda essa pandemia acabar, consigamos ter aproveitamento dos alunos".

image Diretora de educação da Semec, Ana Célia Carvalho (Thiago Gomes / O Liberal)

 

Dinâmica de entrega


A Fundação Municipal de Assistência ao Estudante (Fmae), que cumpre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), é o órgão responsável pela entrega dos kits de merenda nas escolas. Assim que são entregues, os kits são distribuídos para os responsáveis. "Vale lembrar que os kits são por estudante e não por família. Ou seja: se você tem um filho na escola, recebe um kit. Se tem dois, dois kits, e assim por diante", ressalta a diretora da escola, Maria do Perpétuo Socorro.

Cada kit contém mais de nove itens da merenda escolar, como feijão, arroz, macarrão, óleo, bolacha e leite. A composição do kit, segundo Ana Célia, foi orientada por uma equipe de nutricionistas da Fmae e "ajudará a manter as crianças saudáveis nesse período de resguardo".

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM