CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Órgãos da Prefeitura e do Governo do Estado atuam no Carnaval de Belém

Nos três dias, a Semob fará bloqueio de tráfego aos arredores da Aldeia Amazônica

Redação Integrada

Os três dias de Carnaval em Belém contará com a participação de diversos órgãos municipais e estaduais. Segundo a Prefeitura de Belém, a finalidade é oferecer um carnaval com segurança e tranquilidade aos brincantes e foliões que devem aproveitar todos os dias de programação na Aldeia Amazônica, no bairro da Pedreira.

Importante destaque vai para as ações da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), que fará diversos pontos de bloqueio de tráfego aos arredores da área de sexta, 22, a domingo, 24. Com isso, linhas de ônibus que trafegam pelo local terão itinerário alterado nos dias de desfile. Outras rotas servem como opção para evitar maiores problemas no trânsito.

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) irá disponibilizar um posto de atendimento de Urgência e Emergência no local. Equipes de orientação à população sobre as práticas de sexo seguro, novas tecnologias de prevenção de HIV, Profilaxia Pré-Exposição (PREP) e Profilaxia Pós-Exposição (PEP), importância do teste diagnóstico do HIV e orientações preventivas sobre gravidez não planejada. Ainda programação a Secretaria irá distribuir insumos de prevenção (preservativos masculinos e femininos).

A Secretaria de Economia (Secon) também estará dando suporte ao desfile oficial. Serão 36 servidores, das 14h às 6h, com serviços de ordenamento do comércio ambulante e manutenção das vias de acesso, que vão desde a concentração, na avenida Doutor Freitas, até a dispersão na travessa Lomas Valentina.

A Fundação Papa João XXIII (Funpapa) terá equipes de educadores sociais de rua percorrendo toda a via do desfile realizando o trabalho de abordagem social, verificando e analisando situações que envolva crianças e adolescentes que se encontram em situação de risco social e pessoal, ou situações de violação de direitos, como trabalho infantil e situação de exploração sexual. O trabalho será realizado em parceria com o Conselho Tutelar e a Vara da Infância e Juventude.

Segurança

A Guarda Municipal de Belém irá garantir a segurança do desfile. Mais de 600 agentes serão distribuídos na Aldeia Amazônica durante os três dias.

Ainda durante os três dias de folia, aproximadamente 600 policiais militares estarão atuando em ações preventivas e de repressão, caso haja necessidade, divididos em dois turnos. Durante todo o período serão empregadas 50 viaturas quatro rodas, incluindo da Ronda Tática Metropolitana (Rotam), 20 motocicletas diárias, além do policiamento a pé.

A Polícia Civil também atuará com a delegacia de polícia da Pedreira reforçada com dois escrivães, dois delegados de Polícia Civil e dois investigadores para procedimentos.

Enquanto o Corpo de Bombeiros Militar estará com 26 bombeiros divididos em dois turnos, a pé e somados aos 13 que estarão em três viaturas, sendo uma de resgate, uma de salvamento e uma de incêndio.

No local do desfile haverá três policiais da Delegacia de Meio Ambiente (Dema) e quatro Delegacia de Polícia Administrativa (DPA).

Trânsito

Para garantir a segurança no trânsito durante os dias de carnaval, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) fará diversos pontos de bloqueio de tráfego nos arredores da Aldeia Amazônica. A Superintendência atuará com 75 agentes de trânsito, divididos em três turnos de serviços, além de 26 apoiadores operacionais e mais cinco fiscais de transporte. Na sexta, 22, e domingo, 24, os bloqueios ocorrerão das 17h às 6h. No sábado, 23, os bloqueios terão início a partir das 14h até às 6h.

Durante os dias de desfile, a avenida Pedro Miranda estará totalmente fechada da Travessa Barão do Triunfo até a Avenida Dr. Freitas, e os agentes de trânsito estarão posicionados em todos os cruzamentos deste mesmo perímetro pela Rua Antônio Everdosa e Avenida Marquês de Herval, para já coibir que os veículos acessem as proximidades da área de desfile, excetuando-se quem reside ou trabalha nos trechos bloqueados.

O trecho da Avenida Pedro Miranda, da Dr. Freitas até a Travessa Angustura será utilizado como área de desfile. Da Travessa Alferes Costa até a Dr. Freitas, o bloqueio será total em virtude da concentração dos blocos, que se estenderá também por toda a Dr. Freitas, das Avenidas Senador Lemos até a Marquês de Herval, exclusivamente na pista que vai sentido Avenida Almirante Barroso. A pista contrária permanecerá em sentido único em direção à Senador Lemos. 

Quem estiver na Senador Lemos, poderá acessar a Almirante Barroso a partir da avenida Júlio César. Já a dispersão se dará com bloqueio total na Pedro Miranda, da Travessa Lomas até a Angustura, e na própria Lomas até a Antônio Everdosa.

Com todos esses pontos de interdição, quem trafegar na avenida Pedro Miranda sentido Dr. Freitas terá como último ponto de desvio a Barão do Triunfo, para acessar a Marquês de Herval. Quem trafegar no sentido contrário da Marquês só poderá acessar a Pedro Miranda a partir da travessa Angustura.

Ônibus

Em virtude dos bloqueios, diversas linhas de ônibus que trafegam no local terão seu itinerário alterado nos dias de desfile. A linha Sacramenta – Nazaré (via Pedro Miranda) fará, no sentido bairro/centro, o desvio na Dr. Freitas com a Marquês de Herval, Angustura, para acessar a Pedro Miranda, a destino. No sentido centro/bairro essa linha, assim como a Pratinha/UFPA, Paar/Ceasa, UFPA/Icoaraci e Tapanã/UFPA (todas bairro/centro), seguirá pela Senador Lemos, acessará o viaduto Daniel Berg, retornará pela Júlio César, rua Brigadeiro Protásio, Dr. Freitas, retorno na Visconde de Inhaúma, acesso novamente à Dr. Freitas, a destino. No sentido contrário, a Pratinha/UFPA fará Dr. Freitas, Senador Lemos, elevado Daniel Berg, Pedro Álvares Cabral, Alferes Costa, a destino.

As linhas Sacramenta – Presidente Vargas, via Aldeia Amazônica, e Sacramenta – São Brás farão, no sentido bairro/centro: Alferes Costa, Senador Lemos, elevado Daniel Berg, Júlio César, Brigadeiro Protásio, Dr. Freitas, Marquês de Herval e Angustura, para acessar a Pedro Miranda, a destino. No sentido centro/bairro, farão o desvio na Pedro Miranda com a Vileta, onde seguirão até a Marquês de Herval, Dr. Freitas, Senador Lemos, viaduto Daniel Berg, Pedro Álvares Cabral, até acessar o fim da linha na Alferes Costa.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM