Bairros de Belém e Ananindeua ficarão novamente sem água a partir das 19h desta quarta-feira (10)

O abastecimento será afetado devido à manutenção no complexo Bolonha. O serviço, que afeta 27 bairros, deve encerrar às 6h de quinta-feira (11).

João Thiago Dias

Vários bairros de Belém e Ananindeua ficarão novamente sem abastecimento de água, a partir das 19h desta quarta-feira (10), devido à uma parada para revisão técnica operacional de manutenção no Complexo Bolonha, principal estação de tratamento e abastecimento da capital.

A informação foi divulgada pela Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), que informou que o serviço de manutenção encerrará às 6h desta quinta-feira (11).

Segundo a Cosanpa, apesar da produção do sistema ter sido recuperada com ações emergenciais, na semana passada, o sistema voltou a apresentar problemas. "A limpeza dos canais dos decantadores não era feita há 10 anos. A última foi em 2009", explicou por meio de nota.

Os bairros afetados serão:

ANANINDEUA:

- Atalaia;
- Coqueiro;
- Guanabara;
- Paar

BELÉM:

- Batista Campos;
- Barreiro;
- Campina; 
- Canudos;
- Cidade Velha;
- Cremação;
- Condor;
- Curió-Utinga;
- Fátima;
- Guamá;
- Jurunas;
- Marambaia;
- Marco;
- Nazaré;
- Pedreira;
- Reduto;
- Sacramenta;
- São Brás;
- Souza;
- Telégrafo;
- Terra Firme;
- Umarizal;
- Val-de-Cans

A Cosanpa reforça que a revitalização do Complexo Bolonha é uma das prioridades da Companhia, mas, devido aos anos sem investimentos, as soluções não são imediatas, assim como os trâmites legais do serviço público.

RECURSOS

Ainda de acordo com a Companhia, os recursos emergenciais liberados pelo Governador Helder Barbalho para compra de equipamentos para os sistemas de Belém, Marabá e Santarém foram divididos em três parcelas que estarão disponíveis no fim dos meses de abril, maio e junho.

"Os recursos são para melhorar o serviço, já que as obras desses sistemas ainda estão em andamento", detalhou a nota.

VÁRIOS BAIRROS JÁ ESTÃO SEM ÁGUA DESDE CEDO

Apesar da nota da Cosanpa informar que a manutenção no Complexo Bolonha começará a partir das 19h desta quarta-feira, muitos consumidores estão relatando que o abastecimento já foi interrompido desde cedo, com horários variados entre 8h e 12h.

Entre alguns bairros de Belém que já estão sem água: Sacramenta, Cremação, Canudos, Marambaia, Pedreira, Telégrafo e Umarizal. Também há relatos de que a água foi embora desde cedo na Cidade Nova e Guajará, em Ananindeua, bairros que nem aparecem na lista da Cosanpa.

Às 17h20, a Cosanpa divulgou uma nova nota para esclarecer sobre os relatos de que o fornecimento foi interrompido desde manhã nestes bairros. 

"Não tivemos paradas programadas hoje de manhã. O que houve foram situações emergenciais que foram revertidas. Justamente para solucionar esse tipo de problema, será feita a parada do sistema às 19h", reforçou.

O Liberal