Ananindeua tem locais específicos para testagem de covid-19

De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, duzentas pessoas fazem o teste nestes centros

Daleth Oliveira

A prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou na quarta-feira (26) a testagem para covid-19 em mais dois pontos específicos: Unidade Básica de Saúde do Icuí e Estacionamento do Ginásio de Esporte Dr. Almir Gabriel (Abacatão). No segundo dia de atendimento, a reportagem do Ananindeua em Revista acompanhou o movimento intenso pela alta procura da população pela testagem gratuita.

De segunda a sexta-feira, das 08h às 12h, duzentas pessoas fazem o teste nestes centros. Para realizar o exame, o cidadão precisa chegar cedo e garantir uma ficha que é distribuída no início do atendimento.

A Prefeitura de Ananindeua informou ainda que em paralelo, a gestão municipal segue realizando 24 horas o atendimento médico e testagem nas três Unidades de Urgência e Emergência e nas quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) do município.

As estratégias implementadas em Ananindeua têm o objetivo de reorientar casos leves e moderados para setores específicos do sistema de saúde, buscando não comprometer a rede de urgência e emergência.

“Temos cinco pontos de testagem, onde em cada um são distribuídas diariamente 200 fichas, totalizando mil testes por dia. Além desses centros, nossas unidades de saúde também realizam o teste de covid-19 em quantidade ilimitada. Aqui é um local mais para pessoas com sintomas leves que querem fazer o teste sem passar por uma avaliação física”, disse o prefeito Daniel Santos (MDB).

O critério utilizado para atendimentos nos centros de testagem adotam como protocolo o surgimento dos seguintes sinais e sintomas há mais de 03 dias: febre, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, alteração no paladar ou olfato.

Movimento intenso

Nesta quinta-feira (27) o movimento foi tão intenso no centro instalado no Abacatão que a dona de casa, Helena Ramos, chegou às 6h30 e às 9h30 ainda não havia conseguido fazer o teste. Entretanto, ao enfrentar a longa fila, a senhora não descuidou dos cuidados importantes para não se contaminar, caso não esteja doente, ou contaminar outra pessoa, caso esteja com covid. “Estou usando máscara, limpando as mãos com álcool em gel e evitando ao máximo ficar perto de outras pessoas”, disse.

Já o vigilante Ronaldo Rocha, chegou mais cedo para garantir um atendimento menos demorado. “Cheguei aqui às 6h da manhã, peguei minha ficha, passei pela triagem, para só depois fazer o teste. Depois de feito, precisei esperar de 10 a 15 minutos para ter o resultado”, contou.

Ele disse ainda que buscou a testagem após sentir alguns dos sintomas e um membro da sua família testar positivo para covid-19. “Depois que minha filha confirmou que está com covid, recebemos orientação de toda família também para realizar o teste, então viemos”, disse antes de receber o resultado do seu exame: negativo.

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Ananindeua
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS DE ANANINDEUA

MAIS LIDAS EM ANANINDEUA