CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Alta demanda acumulada dificulta descarte de lixo no aterro de Marituba

A Prefeitura de Belém informou que, na manhã desta terça-feira (04), uma fila de caminhões de coleta se formou em frente ao empreendimento

João Thiago Dias
fonte

A Prefeitura Municipal de Belém informou que teve dificuldade operacional dentro do aterro sanitário de Marituba para efetuar o descarte do lixo recolhido na manhã desta terça-feira (04).

"Caminhões que realizaram coleta em Belém no início da manhã foram para o aterro por volta das 8h, mas, até por volta das 11h30, ainda não haviam descartado o lixo", informou a nota.

"Essa demora está impossibilitando o retorno dos caminhões para coleta em outros bairros. Desde a liberação do aterro, no último domingo, dia 02, a Prefeitura de Belém retirou das ruas mais de 2 mil toneladas de lixo", acrescentou o texto.

A Guamá Tratamento de Resíduos, empresa responsável pelas operações no aterro, esclareceu, também em nota, que está operando com alteamento em célula já existente, ou seja, com cota superior.

"Em função da grande demanda das Prefeituras, pelo acúmulo de resíduos gerados nos últimos dias, carros coletores estão chegando ao aterro em comboio, ocasionando filas, principalmente nos horários de pico", explicou.

Ainda segundo a nota, "A empresa ressalta que tem tomado todas as medidas para garantir a segurança operacional e ambiental do aterro sanitário. A compreensão de todos os envolvidos é fundamental neste momento".

À tarde, por volta das 15h, a equipe da Redação Integrada de O Liberal foi até o aterro sanitário conferir se a fila de caminhões permanecia. No entanto, o fluxo de descarte estava normal com nenhuma fila na entrada do empreendimento.

REUNIÃO

Na tarde desta quarta-feira (05), com horário e local a definir, representantes dos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba, Governo do Estado e Ministério Público devem se reunir para debater sobre uma solução para o problema da destinação do lixo da Região Metropolitana de Belém. 

Essa é a primeira rodada de debate, como proposta da Prefeitura de Belém, após a determinação da Justiça para que o aterro sanitário de Marituba siga com as operações até o fim de setembro.

Nesta quinta-feira (06), também com local e horário a definir, a Prefeitura de Belém terá outra reunião, mas com representantes das universidades, instituições de ensino e pesquisa, além de órgãos ligados à questão do meio ambiente.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
O Liberal
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!