Ricardo Tomaz

Oratória e Comunicação Eficaz

Formação em Gestão de Recursos Humanos e Comunicação Social. Ator há 17 anos, palestrante, instrutor corporativo, mestre de cerimônias e Terapeuta holístico vibracional. Atua no ambiente corporativo utilizando ferramentas, como a Arte, que facilitam a aprendizagem, a criatividade, a comunicação e impulsionam equipes.

O medo de falar em público - Parte 3

Causas e efeitos do Nervosismo

Ricardo Tomaz

O nervosismo surge com o medo e potencializa os efeitos que podem dificultar a nossa oratória. Então vamos entender um pouco mais deste mecanismo da nossa mente, pois como vimos em artigos anteriores existe uma diferença entre o Medo e o Nervosismo. O medo é uma perturbação advinda de uma ameaça real ou imaginária com isso vem o receio de que algo possa vir a acontecer contra a nossa vontade. Já o nervosismo refere-se aos estados de inquietações, intranquilidades e excitações. Portanto podemos ficar nervosos sem ter o medo como causa, porém o medo pode causar um estado de nervosismo. 

A origem deste estado pode estar ligada a vários fatores ou um único mais específico, conforme a pessoa. O importante a se destacar é o desempenho fundamental do Pensamento, através dele podemos desencadear os estados e ações. Vamos destacar aqui alguns fatores importantes e que já observei em muitos casos, como: o medo do ridículo, a exposição de nossas dificuldades e intimidade, o medo de errar, além do medo do julgamento e de críticas severas. O nosso pensamento cria situações imaginárias de como o público pode estar pensando sobre a nossa performance naquele mesmo momento, isso é um gatilho dos mais comuns e que bloqueia a execução de um discurso de sucesso.

Vale ressaltar que ao entrar no estado de nervosismo antes de subir ao palco para falar ou na frente de um menor numero de pessoas não devemos expor este nervosismo, pois devemos usar de empatia e perceber que o público ficará tenso com o nosso estado aparente. O melhor é buscar o controle através de boas práticas, técnicas e exercícios que podem levar ao hábito bem como entender o nosso próprio método. Agir de forma natural e seguir uma forma individual de discurso, mas sempre honrando as técnicas básicas da oratória pode trazer segurança e alivio do nervosismo, no entanto vamos ver algumas formas de controlar este estado.

Algumas técnicas podem ser destacadas, como: Autoconhecimento, ou seja, saber de suas fraquezas e competências ao falar e utilizar dos pontos fortes para saber agir com as dificuldades. O pensamento positivo é imprescindível neste momento, como buscar gatilhos mentais de satisfação, alegria, superação, motivação, para estabelecer segurança no momento do discurso. Relaxar é uma excelente estratégia para transpor a ansiedade e angustia. Além é claro da Preparação da sua apresentação, um orador bem preparado, organizado, ensaiado, seguro das informações a serem multiplicadas, alcança 50% da sua segurança no palco, pois sabe muito bem o que vai fazer.

Existem mais dicas que podem auxilia-lo neste controle do nervosismo, dominar o tema, realizar exercícios de respiração, beber água, assegurar de que todo o material necessário esta organizado, buscar pessoas na plateia que estejam prestando atenção no momento da fala, sorrir sempre para o público, assim como manter o olhar direcionado para a plateia, pois esta técnica permite que todos se sintam parte deste momento importante de conhecimento. Contudo o uso de bebidas inapropriadas e alguns medicamentos podem causar efeitos colaterais no momento da fala.

Por fim podemos usar alguns valores importantes com a plateia, como a empatia, a alegria, ética, a cooperação e o entusiasmo que todo o público merece, assim como a naturalidade. Seja você mesmo! Oratória é dedicação e disciplina, mas também é aprendizado e satisfação de levar e receber conhecimento.

 

Ricardo Tomaz
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!