Ricardo Tomaz

Oratória e Comunicação Eficaz

Formação em Gestão de Recursos Humanos e Comunicação Social. Ator há 16 anos, empresário, palestrante, instrutor corporativo e mestre de cerimônias. Atua no ambiente corporativo utilizando ferramentas, como a Arte e o Design Thinking, que facilitam a aprendizagem, a criatividade, a comunicação e impulsionam equipes.

Credibilidade: atributo de um bom orador

Para tal, são necessários quatro requisitos: naturalidade, emoção, Conhecimento e Conduta

Ricardo Tomaz

A credibilidade está relacionada à aceitação dos ouvintes que com atenção ao orador buscam fixar uma mensagem ou o conjunto de informações esperadas pelo discurso realizado. Portanto persuadir e convencer necessitam de credibilidade.

"O bom orador precisa de quatro requisitos: naturalidade, emoção, conhecimento e conduta." (POLITO, Reinaldo. 1998).

A NATURALIDADE acompanha a verdade própria do indivíduo ao comunicar-se, pois relaciona como falamos no cotidiano e pode assim ser usada na mesma medida como um orador, sem artificialismos.

Outro fator que contribui para a credibilidade é a EMOÇÃO que traz como seu fiel aliado o Entusiasmo que significa "a inspiração pela presença divina; júbilo", todavia acrescentamos além do estado acima citado o envolvimento com o tema proposto e mais a vivência que possuímos sobre o assunto, após a união de todos estes estágios produz-se emoção e o orador consegue causar a aproximação do público, reflexões e acima de tudo o aprendizado.

O requisito mais importante dentre os quatro é sem dúvida o CONHECIMENTO que representa todo fundamento teórico apresentado no discurso.

É através da teoria que podemos desenvolver o tema com mais segurança e assertividade na informação passada ao público. Portanto utilizar livros, textos, exemplos e a experiência no assunto mesmo de forma tácita e além de outras fontes formam o acervo para se dispor no momento necessário.

E por fim o último requisito, a CONDUTA, esta por sua vez representa a relação que o orador tem com seus exemplos e atitudes perante a sociedade.

Para alcançar a credibilidade do discurso o que se "diz e faz" precisam estar conectados. Contudo busque estes itens bem importantes no seu trabalho como orador e dê ao seu público a credibilidade que todos merecem.

Ricardo Tomaz
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!