Ricardo Tomaz

Oratória e Comunicação Eficaz

Formação em Gestão de Recursos Humanos e Comunicação Social. Ator há 16 anos, empresário, palestrante, instrutor corporativo e mestre de cerimônias. Atua no ambiente corporativo utilizando ferramentas, como a Arte e o Design Thinking, que facilitam a aprendizagem, a criatividade, a comunicação e impulsionam equipes.

Comunicação e Liderança – Parte I

Como mensurar e avaliar este processo comunicativo do líder na organização?

Ricardo Tomaz

Um bom líder deve estabelecer um processo de comunicação assertivo e isto está diretamente relacionado à sua performance no trabalho. A Comunicação é um elemento básico, mas que quando bem desenvolvido torna-se uma das principais competências de um gestor.

Segundo a Professora Alexandra Danuza Bertoldi, autora do livro Psicologia Organizacional e do trabalho, "Compreende-se que a comunicação é vital para o comportamento das pessoas, grupos e organizações."

Neste caso é papel do líder desenvolver uma boa transmissão da mensagem, assim como, garantir o entendimento correto pelos receptores.

Características eminentes como a responsabilidade, organização, comprometimento, autogerência e a visão macro da informação dependem de uma comunicação eficaz como única ferramenta que garante a qualidade.

Como mensurar e avaliar este processo comunicativo do líder na organização? Através da relação dos tipos de comunicação resultante dos perfis de liderança associados aos indicadores da alta performance, como: motivação, autoconsciência, adaptabilidade, ética, estratégia, organização e a orientação para resultados.

Desta forma e com este olhar mais detalhista podemos alcançar a reflexão e com analise de dados também podemos estabelecer estratégias através de treinamentos e incentivos internos na corporação que possam modificar o cenário equivocado, caso haja, e modificar rumo ao sucesso. Organizações são formadas por pessoas e este sempre será o direcionamento mais aconselhável.

Contudo, existe a necessidade de sinalizar e localizar a causa e a importância de uma comunicação eficaz dentro do ambiente organizacional e melhor ainda aplicada pelos próprios gestores responsáveis pela mediação da informação e a garantia da qualidade.

Ricardo Tomaz
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!