Há 13 anos, Remo conquistava o maior título da sua história no futebol

No dia 20 de novembro de 2005 o Leão venceu o Novo Hamburgo e abocanhou a Série C

Fábio Will

O ano de 2005 é bem marcante para o torcedor do Remo. O clube então recém rebaixado para a Série C do Brasileirão, algo inédito para o clube até então, comemorava neste ano o seu centenário. Mas o dia 20 de novembro de 2005 reservou ao Leão a alegria de conquistar o maior título da sua história.

A equipe azulina viveu um momento conturbado em 2005. Depois de ser rebaixado pela primeira vez para a terceira divisão, o Remo ainda teve a perda do Campeonato Paraense daquele ano para o Paysandu nas penalidades e a desclassificação para o Figueirense (SC), após ter vencido o primeiro jogo fora de casa e ser goleado por 4 a 2 em Belém.

DESCONFIANÇA E ELENCO REGIONAL - A desconfiança do torcedor remista era grande, ainda mais com o clube passando por uma grave crise financeira. Mas o Leão conseguiu montar o elenco praticamente regional, com o técnico Walter Lima, que em seguida deu lugar ao técnico Roberval Davino, que conduziu a equipe remista no segundo jogo até o fim do campeonato.

COMEÇO TRANQUILO E O SURGIMENTO DO FENÔMENO AZUL – A pressão para retornar à Série B do Campeonato Brasileiro era grande. O então presidente, Raphael Levy, havia assumido o clube e tinha a missão de reconduzir o Remo para a Segundona.

Na primeira fase o Remo não passou dificuldades. Em um grupo com São Raimundo (RR), Abaeté (PA) e São José (AP), o Leão passou tranquilo e terminou como líder do grupo 3 com 14 pontos, seguido do Abaeté (PA), com 10.

Os primeiros confrontos dos azulinos em casa quem deu aquela força e um espetáculo nas arquibancadas foi o torcedor. O clube teve uma boa média de público na primeira fase e fez com que a torcida fosse um combustível para o time na competição.

PRIMEIRO MATA-MATA E TESTE PARA CARDÍACO – O Leão chegou na segunda fase contra o Tocantinópolis como o grande favorito, mas dentro de campo a história foi totalmente diferente. Na primeira partida no Tocantins-TO, o Tocantinópolis (TO) venceu o Remo 2 a 0 e dificultou as coisas para o Remo.

Em Belém, no jogo de volta, o torcedor remista foi em peso e mais de 42 mil pessoas viram o Remo vencer por 4 a 1 o Tocantinópolis, com o gol da classificação saindo de pênalti nos últimos minutos da partida, dos pés do atacante Osny.

CONFRONTO ENTRE PARAENSES – Na terceira fase da Série C o Remo encarou o Abaeté, da cidade de Abaetetuba. As duas equipes já  haviam realizados confrontos equilibrados na primeira fase da competição e no mata-mata não foi diferente. No primeiro jogo as equipes ficaram no empate em 1 a 1 no Mangueirão. Uma semana depois o torcedor azulino passou por mais um sufoco. O placar de 3 a 2 para o Remo, com gol de falta de Marquinhos Belém, deu ao Remo a vaga na próxima fase.

SUFOCO ATÉ O FINAL -  O Leão encarou o Nacional (AM) na penúltima fase da Série C. O resultado de 2 a 0 a favor do Remo na primeira partida em Manaus-AM, fez o torcedor azulino ficar eufórico. Mas dentro de campo o Leão Azul não conseguiu desempenhar um bom futebol e o Nacional pressionou até o último minuto, mas o placar de 1 a 0 para o time amazonense, acabou “no lucro” para o Remo, que conseguiu avançar para a fase final.

ÚLTIMA FASE  - O Remo passou para o quadrangular final com a pior campanha e teve, assim como o América (RN), que decidir a última partida longe de Belém.  Além de Remo e América,  participaram do quadrangular o Ipatinga (MG) e o Novo Hamburgo (RS). O Remo iniciou sua caminhada na última fase vencendo o Novo Hamburgo em Belém por 1 a 0. Mas as derrotas para o Ipatinga e América fora de casa, complicaram a vida azulina.

Na pressão, o Remo venceu o América no Mangueirão por 2 a 0 e teve a chance de sacramentar o acesso contra o Ipatinga, também em Belém. Mas o empate em 2 a 2 no Mangueirão lotado, deixou o Leão com a obrigação de vencer o último jogo contra o Novo Hamburgo e longe de Belém.

EMOÇÃO, EXPECTATIVA  E FESTA – Não tinha outro jeito para o Remo conquistar o acesso para a Série B. No dia 20 de novembro de 2005 o Remo tinha que vencer para subir de divisão e assim salvar o ano do centenário. Mas o Leão foi além disso... Com gols de Capitão e Maurílio, que foram contratados na reta final da competição, o Remo venceu o Novo Hamburgo por 2 a 1 e conquistou o acesso. Mas a angústia remista após o jogo continuou, já que o Leão poderia também conquistar o título, desde que o América não marcasse mas nenhum gol contra o Ipatinga. A apreensão durou mais cinco minutos e a vitória por 1 a 0 do time nordestino deu ao Leão o título da Série C, primeiro e único título Brasileiro do clube.

FESTA EM BELÉM – A chegada em Belém foi com muita festa do torcedor azulino. Milhares de pessoas compareceram ao aeroporto de Belém para recepcionar os campeões. Jogadores e comissão técnica desfilaram no carro do corpo de bombeiros da Avenida Júlio César até a Avenida Visconde de Souza Franco (Doca).

FENÔMENO AZUL  -  A torcida azulina em 2005 foi destaque no Brasil e ganhou o apelido de “Fenômeno Azul”, após ter média de 34.728 torcedores por jogo na Série C do futebol nacional.

Veja a campanha azulina na conquista do título Brasileiro de 2005

1ª fase

31/07/2005 - São Raimundo (RR) 2 x 2 Remo

07/08/2005 - Remo 2 x 1 Abaeté (PA)

14/08/2005 - Remo 3 x 2 São José (AP)

21/08/2005 - São José (AP) 1 x 1 Remo

27/08/2005 - Abaeté (PA) 1 x 2 Remo

03/09/2005 - Remo 4 x 0 São Raimundo (RR)

 

2ª fase

11/09/2005 - Tocantinópolis (TO) 2 x 0 Remo

17/09/2005 - Remo 4 x 1 Tocantinópolis (TO)

 

3ª fase

25/09/2005 - Remo 1 x 1 Abaeté (PA)

02/10/2005 - Abaeté (PA) 2 x 3 Remo

 

4ª fase

08/10/2005 - Nacional (AM) 0 x 2 Remo

16/10/2005 - Remo 0 x 1 Nacional (AM)

 

5ª fase - Quadrangular final

22/10/2005 - Remo 1 x 0 Novo Hamburgo (RS)

29/10/2005 - Ipatinga (MG) 1 x 0 Remo

02/11/2005 - América (RN) 1 x 0 Remo

06/11/2005 - Remo 2 x 0 América (RN)

13/11/2005 - Remo 2 x 2 Ipatinga (MG)

20/11/2005 - Novo Hamburgo (RS) 1 x 2 Remo

Jogos: 18

Remo: 10 vitórias

Derrotas: 4

Empates: 4

Gols marcados: 31 gols

Gols sofridos: 18 gols

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Remo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM REMO

MAIS LIDAS EM ESPORTES